
Ônibus com horário certo de chegada no ponto. O que parecia impossível está cada vez mais perto de ganhar as ruas do Rio. Um sistema de monitoramento de veículos por satélite (GPS), criado pela Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe) da UFRJ, promete pôr fim às intermináveis esperas nas paradas de ônibus.
A prefeitura do Rio quer aplicar a tecnologia em toda a frota da cidade. Inicialmente, o modelo deverá ser adotado nas paradas distribuídas ao longo de vias expressas, como as as avenidas Brasil e a Rio Branco e o Aterro do Flamengo.
O programa está em fase final de testes no campus da Ilha do Fundão. Ele permite saber com exatidão o horário de parada de cada um dos 13 ônibus da Viação Real Brasil que circulam entre os prédios da universidade e o campus da Praia Vermelha. Os passageiros gostaram da novidade. Através do rastreamento por GPS, é possível saber a localização, a velocidade, o tempo de viagem e quantos minutos faltam para ele chegar ao ponto. "Temos cadastrados no nosso banco de dados o tempo e a rota de cada linha. Dá para saber até se o motorista está dirigindo acima da velocidade permitida ou se está atrasado", explica o professor de Engenharia de Transportes da Coppe Ronaldo Balassiano.
O projeto, desenvolvido pela equipe dele há cinco anos, chamou a atenção da Secretaria Municipal de Transportes. "Todas as empresas de ônibus interessadas em participar da próxima licitação terão que equipar seus carros com GPS. Os empresários também serão os responsáveis pela instalação dos painéis nos pontos", afirma o secretário Arolde de Oliveira. No Rio, os 223 carros da Viação Tijuquinha, que fazem a integração com o metrô da Estação Saens Peña, já são monitorados por satélite.
Ronaldo Balassiano explica que as informações serão transmitidas para os painéis instalados nos pontos de parada. A tecnologia utilizada pela UFRJ permite que os horários dos carros sejam atualizados a cada 30 segundos para o usuário.
A partir de hoje, alunos, funcionários e professores da UFRJ que utilizam os veículos da viação Real Brasil poderão consultar pela Internet (http:// rastreamento.pet.coppe.ufrj.br) os horários de parada. Numa segunda etapa, os dados poderão ser transmitidos por celular. "A pessoa digita o número da linha e saberá em quanto tempo o ônibus chegará ao ponto", prevê Ballassiano.
A prefeitura do Rio quer aplicar a tecnologia em toda a frota da cidade. Inicialmente, o modelo deverá ser adotado nas paradas distribuídas ao longo de vias expressas, como as as avenidas Brasil e a Rio Branco e o Aterro do Flamengo.
O programa está em fase final de testes no campus da Ilha do Fundão. Ele permite saber com exatidão o horário de parada de cada um dos 13 ônibus da Viação Real Brasil que circulam entre os prédios da universidade e o campus da Praia Vermelha. Os passageiros gostaram da novidade. Através do rastreamento por GPS, é possível saber a localização, a velocidade, o tempo de viagem e quantos minutos faltam para ele chegar ao ponto. "Temos cadastrados no nosso banco de dados o tempo e a rota de cada linha. Dá para saber até se o motorista está dirigindo acima da velocidade permitida ou se está atrasado", explica o professor de Engenharia de Transportes da Coppe Ronaldo Balassiano.
O projeto, desenvolvido pela equipe dele há cinco anos, chamou a atenção da Secretaria Municipal de Transportes. "Todas as empresas de ônibus interessadas em participar da próxima licitação terão que equipar seus carros com GPS. Os empresários também serão os responsáveis pela instalação dos painéis nos pontos", afirma o secretário Arolde de Oliveira. No Rio, os 223 carros da Viação Tijuquinha, que fazem a integração com o metrô da Estação Saens Peña, já são monitorados por satélite.
Ronaldo Balassiano explica que as informações serão transmitidas para os painéis instalados nos pontos de parada. A tecnologia utilizada pela UFRJ permite que os horários dos carros sejam atualizados a cada 30 segundos para o usuário.
A partir de hoje, alunos, funcionários e professores da UFRJ que utilizam os veículos da viação Real Brasil poderão consultar pela Internet (http:// rastreamento.pet.coppe.ufrj.br) os horários de parada. Numa segunda etapa, os dados poderão ser transmitidos por celular. "A pessoa digita o número da linha e saberá em quanto tempo o ônibus chegará ao ponto", prevê Ballassiano.
O Dia
Um comentário:
Tomara que seja implantando aqui também..
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