quinta-feira, 15 de maio de 2008

Trem-bala no Brasil


A implantação do trem japonês de alta velocidade Shinkansen no eixo Rio-São Paulo é tema de seminário, nesta quinta-feira, no Caesar Park, em Ipanema, Zona Sul do Rio. O encontro reúne empresários e representantes dos governos do Rio e do Japão, entre eles o grupo JR, responsável por trens-balas no país.
O secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes, se define como um entusiasta do projeto.
- O trem-bala vai mudar o paradigma do transporte brasileiro, que terá um antes e um depois. É um sistema confiável. No Japão, a margem de atraso entre os trens é de apenas 18s e índice zero de acidentes desde a inauguração do primeiro trecho do trem-bala no país, em 64.
Caso o licenciamento seja aprovado, o trem-bala, que terá velocidade média de 300km/h, deve ligar o Rio a São Paulo em apenas 1h25. Porém, não há prazo para o licenciamento. Segundo o secretário, ele esbarra na "engenharia política" do pais, já que envolve um comum acordo entre os Governos de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Governo Federal.
- O projeto é muito viável e tem previsão de custo de US$ 10 a 15 bilhões. O governador Sergio Cabral fará de tudo para ter a sede da empresa no Rio. A idéia é que a passagem custe R$ 130.

Débora Motta, JB Online 15/05/2008

Um comentário:

Blogger disse...

tomara que realmente saia do papel